0800-723-1444

História

São Mateus foi uma das primeiras cidades do país a ser povoada. Por aqui, a imigração européia se fazia presente, o que não refletiu necessariamente no avanço qua a Terra Velha tinha sob seu domínio. Como em muitas outras cidades do Brasil, em inúmeros aspectos, a tecnologia foi tardia. E, até se ter o fornecimento de água potável encanada, oriunda de uma estação de tratamento até se chegar as residências da cidade, foi preciso um processo lentamente conquistado.

A história do fornecimento de água encanada oferecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Mateus - SAAE - começa ainda em meados do século XIX, quando começou-se o processo de canalização da água da Biquinha e a construção do Chafariz puxando ladeira a cima "rlos", espécie de barris de vinho que armazenavam a água para conduzi-la até as residências da Cidade Alta.

Somente em 1945 que o serviço de água encanada passou a ser fornecido pela Companhia Mauá, através de contrato firmado entre a Prefeitura Municipal. Um festejo marcou a data de inauguração de suas atividades, um arco na história que contou com a participação do Governador do Estado, Jones dos Santos Neves, e sua comitiva.

Este foi um período de grande instabilidade no serviço prestado pela companhia, já que usava um motor a diesel para levar a água encanada para as residências e, em períodos de quebra do equipamento, a população fica até 15 dias sem água. Este tipo de equipamento rapidamente teve que ser substituído, entrando em seu lugar um motor de caminhão de marca Chevrolet.

Somente os moradores do Centro recebiam água encanada. A maioria da população ainda buscava este bem natural nos córregos ou, aqueles que tinham poder aquisitivo maior, instalavam poços artesianos em seus quintais.

A modernização do sistema de fornecimento de água e a construção da rede de esgoto só aconteceram no final da década de 60, com a implantação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE - na administração do então Prefeito Otívio de Almeida Cunha, que interveio junto ao Governo Federal recursos para viabilizar a oferta d água tratada para os moradores de São Mateus.

Os recursos foram obtivos através de parceria entre o município, Governo Federal e o Banco Interamericano do Desenvolvimento(BIRD), o que permitiu verba para a aquisição do terreno, construção da estação de tratamento e os materiais fundamentais para que a prefeitura municipal viabilizasse a obra.

Em 30 de marçol de 1967 a população de São Mateus recebeu, em inauguração solene, o serviço de tratamento de esgoto.

Atualmente o SAAE oferece água tratada para mais de 25.600 residências e comércios ativos no município de São Mateus, que abrange a área urbana e rural.

Fonte de Pesquisa: Livro de História de São Mateus - Eliezer Nardoto e Herinéa Lima. Ed. Edal.2001 2ª ed.

Mais informações sobre a História do Saneamento em São Mateus .... (clique aqui).

Licitações

  • Em Andamento +

    Pneus|Ata de Hidrômetros| Ata de Produto Químico Saiba mais
  • Finalizada +

    Portaria | Tubos e Conexões Saiba mais
  • 1

Legislação

• Lei Municipal 6.690/2013
(reajuste tarifário 22/02/2013)
• Regulamento do SAAE( Lei 1.191/2012 de 12/12/2012)

Arquivos:

Lei Municipal 6.690/2013


Regulamento do SAAE (Lei 1.191/2012)

Cuidando da sua Água

  • Obras
  • Análise
  • Perguntas Frequentes
  • Dicas

Veja o vídeo do novo projeto de abastecimento de água do município de São Mateus que atenderá os bairros: Guriri, Litorâneo, Polo Industrial, Aroeira, Bom Sucesso e adjacência.

Saiba mais
O SAAE usará este espaço para divulgar as informações da qualidade da água que fornece, em conformidade com o Decreto nº 5440 e Portaria 518, do Governo Federal.

Serão analisados a turbidez, potencial de hidrogênio, cor aparente, coliformes totais, fluor e cloro de nossa água distribuída...

Saiba mais

Como alterar o nome que sai na fatura?

Para alterarmos o nome que consta na fatura precisamos que alguém traga no SAAE:
1º) cópia de uma fatura(não pode ter débito em aberto)...

Saiba mais